domingo, 31 de março de 2013

CINTURA ESCAPULAR


CINTURA ESCAPULAR

 

1-      A cintura escapular é formada por 5 articulações (gleno umeral, esterno clavicular, acrômio clavicular, córaco clavicular e escápulo torácica). Porque a escápulo torácica é considerada uma articulação funcional?

A articulação escápulo torácica é uma articulação funcional, pois não une dois ossos, mas sim une osso e músculo, auxiliando na estabilização do ombro e no posicionamento adequado da articulação glenoumeral.

2-      Se um indivíduo perder a funcionalidade do trapézio e do rombóide, o que acontecerá, funcionalmente, com a articulação? Qual músculo será muito solicitado nesta situação?

Caso o indivíduo perca a funcionalidade do trapézio e rombóide, a transferência de forças será menor, pois são músculos responsáveis por essa tarefa. O músculo mais solicitado seria o Elevador da Escápula.

3-      Quais são as três principais evidências de problemas posturais na cintura escapular?

Grande Mobilidade, Posição depende da tensão dos músculos, Postura normal: Clavícula na horizontal, Escápulas coplanares, Escápulas entre a 2ª e 7ª costela

4-      Se um indivíduo sofrer uma lesão que comprometa a função do serrátil, que músculo será o único responsável pela abdução? Porque?

O músculo Peitoral Menor, porque os dois músculos são motores primários, ou seja, os responsáveis pelo movimento realizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.